Culinária Maranhense
A cozinha maranhense
sofreu influência de demasiadas culturas, tais como a francesa, holandesa, portuguesa, indígena e africana.Apesar da breve estadia, a gastronomia francesa marcou muito o local, mas a portuguesa e indígena são mais importantes. O arroz e a farinha-d'água ou de puba são os ingredientes básicos. Mas ambos, em muitas circunstâncias, ascendem à categoria de prato principal ou quase.
Arroz de cuxá é um prato da culinária maranhense, feito com vinagreira, um tipo de planta "azedinha", camarão seco, farinha de mandioca seca - base da alimentação do índio - e pimenta de cheiro, ingredientes encontrados com fartura na região. Além do seu caráter regional, o preparo do cuxá utiliza o recurso do pilão, utensílio típico da conzinha brasileira, para socar o alimento.
Resultado das várias influências e "colonizações", o cuxá é um prato que reflete hábitos das culinárias portuguesa e africana, junto com o toque árabe do arroz - de origem asiática mas muito difundido pelos árabes - e do gergelim torrado. Famoso, foi citado no livro História da Alimentação no Brasil, de Câmara Cascudo, pelo pesquisador Jacques Raimundo que "afirma ser a palavra cuxá originária da Guiné superior". É descrito com detalhes no Dicionário de vocábulos brasileiros, do Visconde Beaurepaire Rohan (1889), e ganha versos do poeta local Artur de Azevedo.
Casquinha de carangueijo - Quando se pensa em caranguejo imaginamos ele saindo da panela pronto para quebrar e comer, o tradicional caranguejo no Toc-Toc. Mas há vários modos de apreciar o sabor desta iguaria que fascina muitos turistas quando vêem ao litoral do Piauí, a casquinha do caranguejo é um prato da culinária piauiense bastante simples de preparo e ótimo como tira gosto ou até mesmo com refeição, veja o modo de preparo.